Diagnóstico e manejo terapêutico do lipossarcoma retroperitoneal: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.37497/JMRReview.v3i00.61Palavras-chave:
Lipossarcoma, Neoplasias Retroperitoneais, Oncologia CirúrgicaResumo
Introdução: Sarcomas são tumores malignos originados em células mesenquimais com diversos subtipos histológicos. O lipossarcoma retroperitoneal possui crescimento lento e assintomático, levando ao atraso no diagnóstico. Com o auxílio de exames de imagem, juntamente com a biópsia da lesão, é realizado o diagnóstico e estadiamento clínico.
Objetivo: Descrever o diagnóstico e o manejo terapêutico de um caso de lipossarcoma retroperitoneal.
Método: Tratou-se de um paciente atendido no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), localizado na cidade de Bragança Paulista - SP.
Relato do Caso: Paciente S. A. F., 76 anos, portador de tumoração abdominal com sintomatologia inespecífica. Em ressonância magnética foi identificada tumoração expansiva heterogênea volumosa, com limites pouco precisos, com componente de gordura macroscópica e nódulos sólidos de permeio. Realizada biópsia guiada por imagem com resultado compatível com neoplasia mesenquimal fusocelular com alteração mixoide, e imuno-histoquímica com lipossarcoma desdiferenciado. Prosseguiu-se então com a ressecção tumoral em bloco, abrangendo a lesão e órgãos adjacentes acometidos. O paciente realizou um PET-scan que evidenciou atividade neoplásica no sítio cirúrgico ao nível do reto-sigmoide e na cicatriz da parede abdominal, sendo indicada radioterapia local e manutenção do seguimento com a radioterapia, oncoclínica e cirurgia oncológica.
Conclusão: O tratamento do lipossarcoma retroperitoneal consiste quase exclusivamente em ressecção cirúrgica, sendo a quimioterapia e a radioterapia adjuvante ou neoadjuvante pouco eficazes.
Referências
AVELINO, T. F. et al. Lipossarcoma retroperitoneal: a importância do diagnóstico precoce e fatores prognósticos. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 12704–12713, 15 jun. 2023.
GONÇALVES, I. S. et al. Lipossarcoma Bem Diferenciado do Retroperitônio com Desdiferenciação e Múltiplas Recidivas: Relato de Caso. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 69, n. 3, p. e-093626, 14 jul. 2023.
MULLEN, J.; BALDINI, E. Clinical presentation and diagnosis of retroperitoneal soft tissue sarcoma - UpToDate. UpToDate. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/clinical-presentation-and-diagnosis-of-retroperitoneal-soft-tissue-sarcoma>. Acesso em: 7 ago. 2024.
SANTOS, C. E. R. et al. Sarcomas Primários do Retroperitônio. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 53, n. 4, p. 443–452, 31 dez. 2007.
SCHMITZ, E.; NESSIM, C. Retroperitoneal Sarcoma Care in 2021. Cancers, v. 14, n. 5, p. 1293, jan. 2022.
TONETO, M. G.; LUCCHESE, I. DO C.; REICHEL, C. L. Lipossarcoma Gigante de Retroperitônio. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 59, n. 2, p. 255–260, 28 jun. 2013.
ZHANG, W.-D. et al. Management of retroperitoneal liposarcoma: A case report and review of the literature. Oncology Letters, v. 10, n. 1, p. 405–409, 1 jul. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html